O setor tecnológico teve um desenvolvimento significativo nos últimos anos, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Essa evolução pode ser percebida em todos os aspectos do nosso dia a dia: na utilização de celulares e computadores para trabalhar; nos sistemas modernos que empresas utilizam para estruturar as funções, otimizar a produção e extrair dados para otimizar resultados; na construção dos sites e plataformas que usamos diariamente.
Se você gosta do mundo digital e pensa em trabalhar com tecnologia: agora é o momento. Além de ser uma área em expansão, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, a mão de obra qualificada no setor de tecnologia é escassa. Se hoje algumas empresas já têm dificuldades para encontrar profissionais da área, até 2024 a tendência é que esse cenário se intensifique: de acordo com a pesquisa, em quatro anos a procura por esses profissionais será de 70 mil pessoas por ano – e o número de formados na área será de apenas 46 mil.
Agora que você já sabe que essa área está aquecida e possui muitas oportunidades de trabalho, é hora de saber um pouco mais sobre os cursos de tecnologia e quais as diferenças entre cada um para que você, que tem interesse em trabalhar com tecnologia, tenha em mãos informações importantes para definir sua carreira.
Se você busca um curso que explore muito da fundamentação teórica da linguagem de programação e capacite os alunos para que estejam aptos a desenvolver qualquer tipo de ferramenta, software e sistema de informática, essa é uma boa opção.
O curso de Ciência da Computação proporciona uma visão profunda de soluções tecnológicas, tanto simples quanto avançadas, incluídas no contexto empresarial para que os alunos saibam criar, desenvolver e implementar aplicativos, softwares e até mesmo programas complexos de gerenciamento de produção.
Além de idealizar soluções, o profissional de Ciência da Computação também tem como objetivo analisar e evoluir tecnologias já existentes, para evitar que se tornem obsoletas e continuem acompanhando o ritmo de evolução do mercado. Por isso, sempre buscam novas formas de utilizar computadores, aplicativos e softwares, além de descobrir maneiras de solucionar problemas técnicos.
Este é um curso para quem realmente quer trabalhar com tecnologia, gosta de coloca a mão na massa e participar de todas as etapas de desenvolvimento de um projeto. O profissional de análise e desenvolvimento de sistemas atua no planejamento, organização, gerenciamento, documentação, execução, análise e manutenção de softwares, sistemas computacionais e até jogos.
Cada vez mais as empresas estão contando com a tecnologia para otimizar seu trabalho, e um especialista dessa área ajuda na coleta de dados e no gerenciamento de todas as atividades através do sistema complexo criado especificamente para as necessidades da empresa.
Quem disse que não dá para transformar sua paixão em uma carreira? Para os que gostam de videogame e sonham em trabalhar com tecnologia, o curso de Jogos Digitais é uma ótima opção.
Os profissionais dessa área trabalham com criação e desenvolvimento de roteiros e personagens, engenharias de conexão de regras de jogos, mecânicas de jogabilidade, composição gráfica e visual, além de pensar nos formatos em que esse jogo será distribuído, já que o nicho de mercado tem cada vez mais dispositivos com jogos disponíveis para download, como o próprio console de jogos, smartphones, tablets, computador, entre outros.
Além de participar do desenvolvimento e estruturação de games, o profissional de jogos digitais também pode atuar: no desenvolvimento de jogos com propósitos educacionais para crianças, empresas ou até mesmo para instituições de ensino; no treinamento de equipes para que assimilem a informação de maneira mais leve e eficaz; e também no desenvolvimento de simuladores para treinar e testar o desempenho de quem vai jogar, como por exemplo, dirigir um caminhão, pilotar helicópteros e aviões e até mesmo operar um paciente.
O curso de Sistemas de Informação é voltado ao que acontece por trás de tudo que vemos na internet e nos aplicativos, ou seja, coleta e armazenamento de dados e administração do fluxo de informações. É uma função extremamente importante, já que o envio e recebimento de informações envolve dados pessoais e profissionais, e é necessário garantir que todo este material esteja seguro e seja recuperável, caso algum imprevisto aconteça com o sistema.
Na prática, o profissional responsável por Sistemas de Informação desenvolve mecanismos e sistemas seguros de armazenamento e recuperação de dados para todo tipo de organização, para que os usuários tenham acesso fácil, compreendam o fluxo de informação e consigam utilizar o sistema da melhor maneira para encontrar o que precisam.
Se a sua preferência é mais pela parte estrutural e mecânica ao invés do desenvolvimento e criação de um sistema, o curso de Engenharia da Computação pode ser uma boa opção. Isso significa que os alunos aprenderão sobre as partes físicas, componentes e como montar dispositivos tecnológicos, como computadores, tablets, celulares, e para isso terão disciplinas em comum com mecânica, eletrônica e até mesmo robótica.
O engenheiro de computação implementa e desenvolve todo tipo de equipamento e dispositivo tecnológico, buscando sempre inovar e identificar pontos de trava para achar soluções que automatizem processos e tornem o dia a dia dos usuários mais simples.
Se por um lado o Engenheiro da Computação trabalha pensando no aspecto estrutural de dispositivos, o Engenheiro de Software planeja, desenvolve, executa e analisa programas e sistemas para todo tipo de finalidade, seja computadores pessoais, profissionais, dispositivos móveis e até mesmo servidores.
Além de criar sistemas completos de software, este profissional realiza manutenção e fornece suporte a redes de internet. Para realizar todas essas funções, ele domina diversas técnicas de computação, desde linguagem de programação, ferramentas gráficas e base de dados até controle de qualidade.
O mercado tecnológico está aquecido, possui muitas vagas e também muitas oportunidades de carreira. Alguns cursos oferecem uma base mais completa de conhecimento, como Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e podem desaguar em diversos tipos de carreira. Outros oferecem um conhecimento mais focado no desenvolvimento específico de tecnologias, como o curso de Sistemas de Informação.
Aproveite as dicas que demos para conhecer mais sobre os cursos que você tem interesse e prepare-se para trabalhar com tecnologia!