Uma boa escrita, marketing de conteúdo e SEO andam juntos para a criação de boas campanhas e estratégias. Atualmente, para se escrever um bom artigo, é fundamental pensar na audiência e considerar o SEO, a otimização para mecanismos de busca.
Já se passou o tempo em que o interessante para o marketing de conteúdo e SEO era simplesmente deixar algumas palavras-chave em negrito ou fazer a adição de tags, meta descption e keywords.
Isso porque houveram muitas atitudes de otimização de conteúdo que acabaram ficando para trás, e outras começaram a ser mais valorizadas, como a escrita de um texto.
O fato é que cada vez mais os algoritmos estão evoluindo e seguindo uma postura com uma perspectiva de maior humanidade em relação a um site na internet.
Os algoritmos de buscadores como o Google estão em evolução constante, mas as formas de avaliação ainda fazem parte da área de exatas. Dessa forma, não é possível apresentar o caráter abstrato como a sensação humana de satisfação.
Para construir um conteúdo, deve-se pensar no público e no Google, não havendo necessidade de escolher somente um deles.
Nos dias de hoje, uma boa escrita pensada conforme estratégias de SEO precisa apresentar de forma obrigatória uma escrita bem elaborada pensada para quem fará a leitura, ou seja, o usuário.
Nesse ponto vale ressaltar que o conteúdo da página é somente um dos aspectos de rankeamento do Google. Neste artigo traremos mais informações de como você pode aplicar o SEO para otimizar suas postagens em seu blog de ERP integrado, por exemplo.
Para quem quer escrever um artigo com o intuito de surgir nos resultados orgânicos do Google, é fundamental saber que o SEO e o marketing de conteúdo se iniciam a partir da seleção da palavra-chave.
Conforme o apontado por muitas agências de marketing digital, é imprescindível profissionais qualificados para uma boa escrita, uma vez que darão rumo ao artigo e também poderão otimizar tags.
Mesmo sabendo dessa importância é muito comum que as pessoas apresentem dificuldades em fazer a seleção da palavra-chave.
Fique sabendo que marketing de conteúdo e SEO não se tratam de um conjunto de regras específicas que todos devem seguir. Cada profissional de SEO conta com seu formato de escolha perfeita de palavras-chave para seu trabalho.
Olhando as possibilidades, podemos dizer que uma metodologia válida para fazer a avaliação da palavra-chave é por meio de quatro dimensões:
Conhecendo as palavras-chave nessas dimensões, é possível se tornar qualificado para selecionar as keywords do seu artigo de desenvolvimento de software automação comercial, por exemplo.
É válido saber que as palavras-chave são caracterizadas de formas que devem ser avaliadas antes de fazer seu uso. A escolha entre se deve priorizá-las ou não dependerá de seus objetivos.
Palavras-chave que apresentam volume alto de busca
Não se ganha muito estando posicionado em primeiro lugar no Google com uma palavra-chave que apresenta pouquíssima busca.
Devido a isso, você deve priorizar keywords que apresentam grandes volumes de busca, sendo muito positivo para a construção da escrita.
Dificuldades baixas de rankear
Uma empresa de dispositivos de controle industrial sabe que o que faz o SEO girar é o tempo. Quem quer um posicionamento com uma palavra-chave de muita concorrência e disputa, terá que investir um grande esforço na construção do texto.
Isso não significa dizer que não se deva realizar o trabalho com palavras-chave com dificuldade para posicionamento.
Mas é preciso considerar muito bem esse trabalho, seguindo o questionamento: você tem o tempo e a energia que precisa para o posicionamento deste artigo com essa palavra-chave?
Posição próxima de 6 primeiras
Em uma análise, 70% dos cliques estão disponíveis em resultados do Google, e essa porcentagem está dividida somente entre os seis primeiros posicionamentos no site de busca.
Isso significa que estar em uma boa posição, principalmente entre os seis primeiros, pode-se apresentar como uma oportunidade, pois com pouco esforço você pode subir de posição e se manter nessa área de altos volumes de cliques.
É preciso avaliar esse parâmetro no momento de selecionar a palavra-chave foco, questionando-se se ela faz parte das primeiras seis posições.
Qual etapa do funil a palavra-chave faz correspondência
Por exemplo, vamos pensar em uma empresa de bomba de engrenagem que conte com um bom blog informativo e relevante para seus leitores, com certeza, ela já sai na frente da concorrência.
A dimensão de sua relação com a etapa do funil faz correlação com palavras-chave de cauda curta ou de cauda longa.
No caso das palavras-chave de fundo de funil, são aquelas que trazem junto delas um objetivo de compra, com uma expressão maior, desse modo são palavras-chave de cauda longa.
Ao selecionar sua palavra-chave como foco de sua escrita, considerando todas essas dimensões que citamos, terá feito pelo menos metade do trabalho de SEO.
Outro ponto importante a se considerar são as tags, ou seja, aquelas presentes nas páginas do blog que precisam ser levadas em conta na hora de fazer uma escrita pensada em SEO.
A escolha pré-realizada da palavra-chave que será foco da escrita é fundamental para que se otimize as tags. Que podem estar dentro de algum dos nichos que apresentamos a seguir!
Meta Title Tag
Em algumas análises disponíveis na internet, buscou-se correlacionar os primeiros posicionamentos com uma média de um milhão de sites de resultados, e o ponto em comum foram as meta title tags.
Mesmo que essa correlação não tenha tanta força, existe uma relação entre o primeiro posicionamento e ter uma meta title tag da palavra-chave específica.
Em um blog de automação industrial e nos mais diversos segmentos é essencial usar a palavra-chave foco da escrita como meta title tag.
Meta Description Tag
Em 2009 o Google anunciou que nem a meta description nem as meta keywords teriam uma contribuição maior como fatores de rankeamento. Ainda que tenhamos essa informação, não podíamos deixar de mencionar a meta description por algumas razões.
Mesmo não atuando de forma direta no rankeamento do site, a escrita de uma boa meta description e o uso da palavra-chave, podem promover um aumento nas taxas de cliques nos resultados da SERP, a página de resultados dos buscadores.
Quando o cliente procura uma palavra-chave no Google como “chapa expandida” e ela consta no meta description, ela fica de forma automática em negrito fazendo com que o leitor preste atenção nessa escrita.
Em relação aos resultados de buscas, as taxas de cliques são fatores fundamentais para o rankeamento, por isso você precisa dar atenção para essa tag.
Tanto a meta description quanto a title tag podem ter influências em relação ao Bounce Rate, a taxa de rejeição, que é um aspecto do ranking.
Heading Tags
Existe um incentivo por parte do Google para que as empresas hierarquizem suas páginas por meio de heading tags, que correspondem aos famosos H1, H2, H3 e H4. Tratando-se do artigo, as tags atuam como título, subtítulo, subtítulo do subtítulo, e assim por diante.
É fundamental fazer o uso da palavra-chave foco em relação a heading tag proporcional a cada um dos segmentos mencionados. Por exemplo, no H1 o uso da palavra-chave é sempre recomendado. Já nos demais não é necessário que contenham a palavra-chave.
Sempre que você dispuser da oportunidade de usar a palavra-chave em H2, H3, H4 em seu site de atualização de firmware, por exemplo, use com cautela, pois não deve ficar forçado e é preciso que tenha uma utilidade.
Vamos tratar agora de uma dica essencial, em relação à construção assídua do conteúdo, incluindo a escrita em si.
Durante muito tempo pairava uma dúvida sobre a cabeça daqueles que trabalham com a escrita de artigos e apresentam o intuito de ter um posicionamento no Google.
O questionamento é qual o quantitativo de vezes que se deve fazer uso da palavra-chave em um texto. E essa é uma pergunta que depende muito da situação, podendo ter várias respostas.
Isso deu início a uma convenção de que o quantitativo essencial da palavra-chave em uma escrita é de 2%.
Isso significa que de cada 100 palavras são necessárias pelo menos 2 palavras-chave foco. Mesmo que esse número não tenha um fundamento, a norma acabou pegando e gerando uma boa funcionalidade para todos.
Mas em seu blog de prestação de serviço de armazenagem, não significa que você deve seguir esses 2% à risca. Trata-se apenas de uma base para pensar no SEO durante a escrita.
Tenho certeza que após ler este texto, você está mais por dentro das técnicas de SEO. Ou seja, permitindo que você escreva artigos otimizados para o seu site, independentemente de qual seja o ramo de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.