Os empreendedores que possuem um site ou blog sabem da importância do SEO (Search Engine Optimization) e ter atenção para não realizar práticas de SEO negativo, é fundamental para não gerar problemas para o seu site.
Ter um blog ou site exige o desenvolvimento de estratégias de SEO que ajudam a conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa orgânica.
Se este processo já é desafiador, imagine ter este processo todo comprometido com práticas que podem prejudicar o seu site.
Essa prática é conhecida como SEO negativo e tem assustado empresas de diferentes setores, que podem ter receio de estar ou não praticando SEO negativo sem saber e acabar tendo problemas.
O SEO negativo é um conjunto de práticas que realizadas que visam prejudicar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca.
Normalmente, essa técnica é utilizada para derrubar o posicionamento de sites que chegaram no topo de forma limpa, ou seja, usando as estratégias consideradas positivas de SEO.
Sites que conseguem chegar ao topo da página dos resultados de busca de forma honesta, geralmente são vítimas das práticas de SEO negativo.
Alguns dos tipos mais utilizados são: criação de links carregados de vírus ou spam com direcionamento para o site; plágios e distribuição de conteúdos para diversas páginas na internet e cópia de conteúdo replicado no próprio site.
Estas e outras técnicas quando são colocadas em prática, significa que, mesmo desenvolvendo boas estratégias de SEO para que o seu site se destaque nas primeiras posições, é necessário ter alguns cuidados.
Deste modo, é possível evitar que o site da sua empresa de alinhamento e balanceamento valor seja vítima das ações de SEO negativo.
Ao realizar pesquisas na internet é fácil encontrar pessoas e empresas que relatam já ter sofrido com chantagens, ameaças e ataques por parte de indivíduos interessados em prejudicar o posicionamento do seu site.
E por que alguém faria isso? Existem hackers na internet dispostos a realizar essas práticas por um bom pagamento.
Outra possibilidade é de empresas concorrentes no mesmo segmento, que interessadas em melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca do seu próprio site, acabam praticando ações de SEO negativo, visando se beneficiarem com a perda de posição dos outros sites.
O mais importante é que não tem como prever de onde pode vir esse ataque, por isso conhece dicas e métodos de como se prevenir, por exemplo, é um jeito de conseguir trabalhar e proteger o site do seu negócio de consultoria empresarial.
A prática de SEO negativo gera danos e as consequências dependem muito das ações executadas.
Links carregados de spam, por exemplo, se forem direcionados ao seu site podem fazer com que você perca o certificado de qualidade e o bom posicionamento nos resultados de busca.
Outra possibilidade é a invasão de hackers e ter arquivos alterados. Neste caso, nenhum buscador consegue indexar o seu site nos resultados orgânicos, ou seja, é como se o site nunca tivesse existido.
Além desses, outros ataques podem gerar danos como:
Fere as políticas de publicidades e ocasionar sanções
As práticas de SEO negativo podem fazer com que os seus conteúdos de outros sites sejam copiados e colocados no seu site de vending machines, por exemplo, ferindo as políticas de duplicidade nos mecanismos de busca, principalmente as do Google.
Se o mecanismo de pesquisa entender que essa ação executada no seu site tenha a meta de prejudicar outro site, a sua página poderá receber sanções como: ajustes na classificação de posição e até a exclusão do site nos resultados de busca.
Prejudicar os links do seu site
Com o uso dos backlinks é possível rastrear se outras páginas na internet possuem o mesmo link que a sua página.
Isso não é sempre ruim, ou seja, você pode ter links da sua página em outros sites, algo plausível através da promoção do seu site.
Nos casos de SEO negativo, a intenção é prejudicar os seus links, fazendo com estes violem a diretrizes de qualidade dos mecanismos de busca ou tenha baixa qualidade, algo que gera impactos no posicionamento dos resultados.
Outros danos que podem ocorrer por conta do SEO negativo
Os hackers podem invadir o site da sua empresa de locação de mão de obra, excluindo o seu site ou o código do site para que ele não apareça nos buscadores.
Eles também podem prejudicar a reputação da empresa, criando perfis falsos nas redes sociais e sites para propagar informações falsas.
Com tantas possibilidades de ataques negativos, os empreendedores e pessoas que lidam com internet devem se perguntar: o que pode ser feito para proteger o seu site?
Isto posto, é muito importante estar atento às ações que são recebidas e as que são executadas no seu site. Algumas destas ações, por exemplo, podem indicar que o site de sensores indutivos pode estar sendo vítima de SEO negativo.
Atenção com programas maliciosos
É importante manter o seu site seguro.
Observar a presença de malwares vírus e deletar imediatamente é essencial para a segurança da página. Se o seu site começar a enviar vírus aos usuários, a sua reputação ficará muito prejudicada e suscetível a punição.
Verifique a duplicidade de informações
No geral, não existe nenhum problema em publicar informações de outro site, desde que você diga de onde vem esses dados.
No entanto, a duplicidade de informações, quando feita de modo inadequado, não atendendo às regras dos mecanismos de busca, pode ser um indicativo de que algo não está correto. Sendo assim, é importante estar atento com relação a isso.
Observe as menções sociais
As redes sociais são uma arma poderosa no momento de fazer ataques aos sites de câmera de segurança residencial e de outros setores.
Deste modo, é importante realizar monitoramentos constantes para ver o que está sendo falado sobre a sua empresa.
Isso não quer dizer que os usuários não têm o direito de se expressar negativamente contra a empresa, mas ao criar perfis falsos ou propagar mensagens falsas, pode ser um indicativo de sinal negativo.
Veja como está a sua lista de backlinks
Ver como está a menção de links da página, ou seja, do site que você administra na internet.
Se houver a produção de conteúdos ruins ou links desqualificados, é necessário verificar, pois isso pode prejudicar o posicionamento do seu site.
Descarte backlinks nocivos
Se você já tentou retirar links de baixa qualidade ou spam da internet e não conseguiu, o mais indicado é descartá-los.
Este procedimento pode ser feito em duas etapas: é necessário fazer um download da lista de links para o seu site. Depois, você pode criar um arquivo apenas com os links que você deseja rejeitá-los e após isso, enviá-los aos motores de busca.
Entretanto, é fundamental ter cuidado porque se essa técnica for utilizada de modo incorreto, pode prejudicar o seu site de lava olhos de emergência nos mecanismos de busca, em vez de ajudá-lo.
Monitore a velocidade do site
Avaliar com frequência a velocidade do seu site e procurar sempre fazer modificações para melhorá-lo, é algo interessante. Observar se há indícios de ações maldosas que podem prejudicar o desenvolvimento de SEO desenvolvido para o site.
Os mecanismos de busca consideram diversos aspectos no momento de avaliar a relevância de um site, para a partir disso definir o posicionamento nos resultados de pesquisa.
Investir no uso de alguns softwares e ferramentas que ajudam a se proteger e se preparar com relação às questões do SEO negativo. Os recursos mais utilizados são:
Estes são alguns exemplos de ferramentas e softwares que podem ser utilizados por empresas de projeto de automação residencial e de outros segmentos.
Muitos pensam que o SEO negativo é cometido somente por terceiros. Se você não verifica com frequência as práticas do seu site, é possível que esteja se auto sabotando.
Deste modo, para não praticar SEO negativo, é necessário:
Portanto, se atualizar sempre a respeito das estratégias de SEO é um jeito de manter o site protegido do SEO negativo e com o tempo conquistar excelentes resultados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.