Um site rápido é importante por várias razões, mas, principalmente, para que seu negócio possa construir uma imagem positiva na internet. Hoje em dia, as pessoas fazem tudo o que precisam na web, desde ler uma notícia até agendar uma consulta médica.
Inclusive, dentre as atividades que elas realizam estão as compras. Afinal, vender na internet deixou de ser uma tendência para se tornar uma necessidade básica para os negócios que desejam continuar lucrando.
E mesmo que você ainda não venda dessa forma, saiba que o site do seu negócio é como se fosse um cartão de visita, além de ser a porta de entrada para que mais pessoas possam descobrir a sua marca.
Mas além de ter um site, você precisa garantir que ele carregue rapidamente, pois isso está relacionado com a experiência do usuário e com o imediatismo do consumidor moderno.
Se uma página demora muito para carregar, rapidamente ele procura o concorrente para tirar suas dúvidas e até comprar. Sendo assim, neste artigo, vamos explicar por que seu site precisa de carregamento rápido, quais variantes ele pode oferecer para o usuário e suas vantagens.
Confira até o final!
Existem muitas razões para uma empresa investir em maneiras de melhorar o carregamento de seu site, e uma delas é porque, assim, ele estará bem posicionado no Google.
Ademais, existem inúmeros fatores que influenciam no posicionamento de uma página no resultado de pesquisas, e um deles é a velocidade de carregamento.
Mas esse fator não é importante apenas para o Google, mas também para os usuários. Por exemplo, quando o usuário acessa o site de um fabricante de tacógrafo digital, ele espera que a página carregue em, no máximo, 2 segundos.
A maioria das pessoas simplesmente abandona a página se ela demora muito mais do que isso para carregar, segundo um levantamento realizado pela Akamai. Mas a velocidade de carregamento depende de diversos fatores, como:
Mesmo assim, cabe ao proprietário do site fazer as melhorias necessárias naquilo que lhe cabe. Também é importante investir em sites rápidos, porque cada vez mais pessoas estão usando os dispositivos móveis.
E as pessoas que usam smartphones e tablets (a maioria) são mais impacientes, sendo assim, um site ágil para carregar é algo crucial.
Trata-se de um fator que merece atenção, visto que boa parte dos acessos, hoje, parte de aparelhos mobile. Sem falar que os clientes têm uma impressão muito melhor de empresas que possuem um site com boa velocidade e design.
Agora que você já sabe por que é importante que uma consultoria de TI para pequenas empresas e outros negócios tenham um site com bom carregamento, no próximo tópico, vamos mostrar as vantagens dele para os usuários.
Sites que carregam mais rapidamente trazem consigo uma série de variantes que beneficia os usuários. Dentre elas:
Pense, é muito chato quando acessamos um site e não conseguimos navegar nele com facilidade. Assim, se você procura alguma coisa, ele trava ou simplesmente não consegue encontrar porque não carrega.
Garantir uma boa navegabilidade em todas as páginas do seu portal vai permitir que o usuário tenha uma boa experiência. E isso não é importante só para o desempenho do site, mas para o seu negócio também.
Uma boa navegabilidade permite que o visitante encontre tudo o que precisa e consuma todas as informações e conteúdos que você postou. É assim que ele vai conhecer mais sobre o seu negócio e se sentir confiante para comprar com ele.
Dentro do site de uma empresa de soluções em internet, por exemplo, existem várias funcionalidades que garantem uma experiência aos usuários, como URL amigável, layout moderno, integração com as redes sociais e design responsivo.
Uma URL amigável permite que o visitante reconheça o seu site e memorize o endereço com facilidade.
Por meio de um layout moderno, o negócio tem mais credibilidade porque garante a melhor experiência para o usuário. O site fica mais intuitivo, criativo, útil e leve, o que ajuda a construir a imagem da empresa na rede.
Ao integrar a plataforma com as redes sociais, é possível aumentar a permanência das pessoas nos conteúdos e páginas da companhia. Isso também é capaz de aumentar o diálogo com o público e melhorar o ranqueamento no Google.
Por fim, outra funcionalidade essencial é construir um site responsivo, pois esse design ajusta a página e todos os seus elementos a qualquer tamanho de dispositivo, seja ele um tablet, celular ou computador.
Um site rápido também permite que os usuários interajam mais com seus conteúdos. O que é benéfico para a própria organização. A partir do momento em que a pessoa pode interagir, ela pode preencher formulários, entrar em contato, compartilhar conteúdos e comprar.
Uma empresa de automação industrial garante todas essas funcionalidades em seu site para que ele tenha um bom carregamento. A partir disso, ela tem acesso a uma série de vantagens que vamos mostrar no tópico a seguir. Confira.
Um site que carrega rapidamente também traz uma série de vantagens para o seu negócio e as estratégias de marketing que você vem trabalhando. Então, dentre os benefícios, temos:
Dentre tantos algoritmos do Google, um deles leva em conta a velocidade de carregamento de um site. Portanto, se o seu domínio carrega rápido, ele tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados.
A velocidade influencia nas pesquisas realizadas, principalmente por meio de dispositivos móveis, pois aqueles que demoram mais recebem uma identificação.
Isso acontece porque a internet que usamos no celular para acessar qualquer tipo de conteúdo, como o site de um fabricante de válvulas de segurança, é mais lenta.
E tendo em mente que nós não usamos mais o celular apenas para ouvir música, acessar as redes sociais e usar o GPS, mas também para buscar informação e até fazer compras, é essencial investir na velocidade de carregamento do seu domínio.
É importante investir em práticas que melhorem o posicionamento do site nos resultados de busca, mas isso não é suficiente. Para garantir um bom aproveitamento, é preciso garantir que os usuários visitem os portais e interajam com os conteúdos.
A velocidade de um site é proporcional ao desempenho dele, e isso aumenta o número de visitantes e mantém o interesse de uma pessoa pelo produto ou serviço.
É chato, por exemplo, quando vemos um anúncio na internet, clicamos nele, mas mal conseguimos acessar o site da marca por vários problemas. Logo, acabamos perdendo o interesse.
Em outras palavras, se uma pessoa está interessada em calibração de termometro, por exemplo, ela vai preferir contratar os serviços de uma empresa que tem um site bom do que de outra que tem uma página muito lenta.
A conversão é a métrica mais importante quando falamos sobre marketing digital, principalmente para as plataformas e-commerce.
Ela corresponde ao número de interações entre o site e os usuários, que podem ser realizadas por meio do atendimento, perguntas, até a compra ou contratação.
Todas essas conversões dependem da velocidade de carregamento, assim sendo, quanto mais rápido for o site, maior será a taxa de conversão.
Quanto mais rápido um cliente realiza suas ações dentro de um site, mais satisfeito ele se sente. Independentemente de ele estar em busca de informações, negociações ou comprando alguma coisa, o que ele menos quer é burocracia.
Enquanto um visitante tira dúvidas sobre o sensor de nível no site da empresa, ele faz a mesma com o concorrente. E o mais ágil vai ganhar esse cliente.
Para mensurar a qualidade da velocidade do site, faça uma pesquisa de satisfação com os usuários que já realizaram algum tipo de ação em suas páginas. Você pode fazer isso por e-mail ou redes sociais.
Por fim, além de garantir todas as vantagens que mostramos até aqui, um site rápido para carregar ajuda a gerar mais lucros.
Para otimizar sua velocidade, um fabricante de contador de fluxo de pessoas pode otimizar o uso dos recursos do servidor, diminuir a quantidade de processamentos que suportam as páginas, além de controlar as imagens e vídeos.
Ter uma boa presença na internet envolve uma série de estratégias, e uma delas é ter um site com bom desempenho e que ofereça uma boa experiência aos usuários.
Mas não basta apenas criar o seu site, ele precisa contar com determinadas funcionalidades, conteúdo de valor e, principalmente, ser rápido para carregar.
Uma página rápida permite que o visitante acesse todos os conteúdos que deseja e se mantenha interessado pela marca e pelo que ela tem a oferecer. Assim, a própria empresa terá acesso a vários benefícios, como os que mostramos aqui.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.