Precificar pode ser definido como o ato de determinar o preço de um produto ou serviço. No entanto, apesar de parecer simples pela sua definição, no mundo dos negócios pode ser bastante complexo definir esse preço, já que vários fatores precisam ser considerados — afinal, o objetivo é ter lucro.
Em alguns casos, como acontece na venda de carros novos e usados, é possível contar com uma base que ajuda a definir um valor mínimo, como a Tabela Fipe. Nela é colocada uma média de preço dos veículos ainda vendidos, e o vendedor sabe que deve precificar a partir desse valor.
E no mais, como é feita a precificação e por que um mesmo produto/serviço pode ter valores diferentes?
Trata-se do processo de definir os valores das mercadorias ou dos serviços prestados por uma empresa. Inclui uma análise de custos, padrões dos concorrentes, o que o cliente espera e o lucro desejado.
É por isso que um mesmo produto ou serviço pode ser encontrado com preços diferentes. O lucro desejado varia conforme a empresa, assim como os custos de produção.
E como precificar um produto ou serviço? Será que existe um passo a passo a ser seguido? A resposta é sim. Você pode adaptar as etapas de acordo com seu negócio. Confira abaixo.
O custo por unidade é o custo individual do produto, é importante saber quanto custa para você produzir esse item. Aqui você soma matéria-prima, produção, gastos com mão de obra e distribuição. Se for um serviço, considere o tempo médio gasto para a entrega.
O preço precisa cobrir seus custos, determinados na dica anterior, e as suas despesas. Nestas entram os gastos com água, energia elétrica e internet, por exemplo. Então, some os custos e as despesas e divida pelo número total produzido para ter uma ideia de preço.
Ficar no “zero a zero” não é o objetivo, ou seja, você precisa de uma margem de lucro mínima para o seu produto ou serviço. Em um exemplo simples, imagine que um produto custa R$ 13, sua margem de lucro mínima é R$ 5, ou seja, esse item não pode ter preço inferior a R$ 18.
Quer baixar o preço para se manter mais competitivo com a concorrência? Primeiro entenda bem o seu processo, analise se você segue algo parecido com os concorrentes; depois, busque reduzir seus custos. Estude outros fornecedores, formas de pagamento e veja se pode diminuir também as despesas.
Avalie como está o mercado no qual seu produto ou serviço está inserido. É algo com grande procura ou a demanda está baixa? Esses fatores também influenciam no preço. Se há muita procura, é possível aumentar o valor cobrado, agora se é um item com pouca busca, oferecer um desconto é uma boa ideia.
O preço definido não se manterá eternamente. Você precisa estar constantemente estudando o mercado, seus concorrentes e seus custos. Pode ser preciso aumentar ou diminuir o preço cobrado. No primeiro caso, será necessário explicar aos clientes o motivo do aumento.
O lucro é o primeiro benefício pensado em relação à precificação, porém não é o único, por isso é válido ter preços competitivos dentro do mercado no qual sua empresa está inserida. Dentre as vantagens mais notáveis estão: