O termo Landing Page está entre os conceitos mais citados no mundo do marketing digital. As chances de você já ter se deparado com esse nome são grandes!
Explicar tal popularidade é muito fácil: as landing pages são ferramentas indispensáveis para uma boa estratégia de conversão e fidelização de clientes na web.
Um desafio recorrente em fazer vendas pela internet é reter a atenção do usuário por tempo suficiente para que ele se torne um cliente.
As landing pages são muito indicadas para isso, além de permitirem uma coleta de dados mais otimizada.
Leia o texto que trouxemos e saiba tudo o que importa sobre as famosas landing pages.
Na prática, é algo extremamente simples: uma página criada com o único objetivo de trazer leads ou efetivar vendas para a empresa de terceirização de limpeza.
Pense nos momentos em que você clicou em anúncios na página de resultados do Google e foi direcionado para uma janela sem menu e nem links internos ou externos, apenas um formulário: esta é uma landing page.
Em português, a “página de destino” costuma conter espaços para que o possível cliente informe dados pessoais (nome completo, endereço, e-mail ou número de telefone).
Outra possibilidade é que as limpeza de coifas use a landing pages para incentivar a assinatura de newsletters, pedido de orçamento ou de algum conteúdo especializado, como:
Desse modo, o papel central de páginas desse tipo é despertar o interesse dos visitantes. Acima de tudo, eles devem ser convencidos de completar uma ação.
Essa ação vai além de fechar uma compra. Em casos assim, conversões podem se traduzir na solicitação de orçamento, na inscrição em uma mentoria online ou no download de uma palestra sobre pedra brita 2 preço m3.
Pode parecer um recurso específico demais para realmente produzir resultados consistentes e duradouros para um e-commerce.
Mas saiba que as landing pages são extremamente influentes na taxa de conversão. Entenda os motivos por trás disso a seguir.
Facilita a segmentação de leads
Não existe audiência totalmente homogênea. Por menor que sua empresa possa ser, os comportamentos dos clientes sempre possuem algumas diferenças.
A qualidade do atendimento do escritório de nobreak online está diretamente condicionada ao nível de informação que a equipe possui.
Saber quais leads informaram o e-mail, quantos se inscreveram na newsletter e quantos assistiram ao webinar está dentro desse escopo.
Conforme mais dados são coletados, é possível começar a pensar nas melhores abordagens de acordo com o status da jornada de cada lead.
Toda e qualquer ação realizada para converter leads custa dinheiro. Demanda equipe, tempo, tecnologia e gestão.
Com uma landing page otimizada, muito mais dados são agregados em menos tempo. Com isso, o CAC diminui gradativamente.
Páginas são mais eficientes nesse aspecto do que a captação de clientes pura e simples.
Um dos grandes benefícios de uma landing page não é apenas a geração de leads, mas a conversão de leads.
Trata-se de classificar os leads de acordo com seu interesse e potencial de negociação.
Esse processo envolve atribuir uma pontuação específica a cada lead com base em como eles interagem com a marca. Quanto mais abaixo no funil essa interação estiver, mais pontos ela representa.
Por exemplo, assinar a newsletter do locação de mão de obra no topo do funil vale menos pontos do que baixar um e-book no final do funil.
Você deve seguir essas ações de cada usuário de perto a fim de saber quem está mais pronto para ser convertido.
Sempre concentre-se em quem tem maior probabilidade de converter.
A melhor abordagem de atendimento depende do estágio da jornada em que o consumidor se encontra.
Pensando sob essa perspectiva, é ótimo conhecer todos os tipos de landing pages. Assim, o a empresa de cabo de solda pode saber com exatidão qual a melhor estratégia.
Páginas de captura oferecem algo gratuito em troca de algum dado relativo ao usuário, como e-mail ou nome.
O foco deve ser incentivar o cliente a consumir o que se oferece. Para isso, não se pode deixar dúvidas sobre o benefício e as vantagens que aquilo proporciona.
Uma página de captura é composta por título, descrição, imagem ilustrativa e formulário para que os dados sejam cedidos.
A página de vendas começa após um breve contato, introdução de material relevante e conteúdo educacional quando o lead está pronto para se converter em cliente.
Todos os elementos da página de vendas são claramente orientados para as conversões. Por isso, inclui os benefícios do produto ou serviço oferecido, abordando objeções e um CTA (Call to Action) muito claro.
Progressive Profile são páginas criadas para qualificar os leads que você coleta de modo que você entenda onde elas estão na jornada de compra de Auditoria financeira empresas.
Entender isso otimiza o desenvolvimento de uma estratégia que facilite a conversão, oferecendo seu produto ou serviço na hora certa e da maneira certa.
Esta página é muito parecida com a página de captura, pois também oferece algo em troca de informações de contato.
A diferença é que o formulário é maior e mais completo, e se o lead não preencher, a empresa não perde o contato dele.
São páginas intermediárias entre um anúncio e uma loja virtual. Servem para dar informações mais específicas sobre a oferta e convencer o visitante a clicar e ir à página de conversão.
Em geral, landing pages de clique (ou click-through) dão cupons de desconto, ofertas de tempo limitado ou avaliações gratuitas.
A ideia é fazer o possível para o lead continuar progredindo na jornada de compra, até o momento da conversão definitiva.
São páginas projetadas para alertar o visitante sobre um anúncio ou etapa que deve ser concluída antes de chegar ao destino final desejado.
Ao contrário da maioria dos outros tipos de landing pages, as Splash Pages não se concentram na conversão, mas sim em atingir um objetivo específico.
Geralmente são usadas como guia para dar informações sobre anúncios, eventos, conferências, proporcionador de espuma, sites ou promoções.
Uma Splash Page também pode perguntar a idade do visitante ou pedir que ele indique sua preferência de idioma antes de chegar ao site.
Toda boa landing page traz um conjunto de características que, juntas, chamam a atenção de qualquer um.
Leia os tópicos a seguir para conhecê-las e entender quais são os impactos positivos delas.
O título é o primeiro elemento que se sobressai em qualquer página. Por essa razão, deve ser bem pensado!
Em primeiro lugar, a frase tem que estar devidamente destacada e fazer uma promessa irresistível para quem a lê.
Saiba vender o seu produto ou serviço aliando esses dois impactos.
Os recursos visuais também contam muito na hora de persuadir leads, é claro. Escolha imagens que valorizem a página.
A grande maioria do conteúdo consumido pela web diariamente é audiovisual: imagens e vídeos.
Valorize o fator visual, pois ele pode fazer muita diferença na taxa de conversão!
Uma landing page deve ter calls to action claros e assertivos. Existem muitas maneiras de uma empresa se comunicar com os clientes, como "Leia nosso blog", "Compre agora" ou “Ligue já para nós”.
Determine o objetivo principal da conversão e prossiga a partir daí. Deixe outros objetivos para outras páginas do site.
Se você precisar adicionar outras tarefas à página de destino, verifique se há uma hierarquia visual onde as mais importantes aparecem primeiro.
Use cores, tamanhos e formas para fazer isso e use estrategicamente tudo o que estiver visível e invisível na página.
Por último, mas não menos importante, a parte textual da landing page não deve deixar dúvidas a respeito da qualidade do que se vende.
Nesse ponto, o ideal é ter um time de redatores versados em copywriting, ou seja, redação focada em publicidade.
Há técnicas de escrita mais recomendadas para vendas, pois criam uma sensação de urgência e exclusividade.
É também importante ser sintético e persuasivo.
Com a leitura desse material, você ficou a par dos principais pontos relacionados ao uso de landing pages.
Funções, tipos, benefícios e dicas para o desenvolvimento de boas páginas de destino é tudo o que você precisa!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.