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E-commerce: 5 dicas para aproveitar o início de ano e aumentar as suas vendas

Atualizado: 16/02/2023 - 11:02 | Cadastrado: 13/02/2023 - 10:02
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e-commerce se tornou um estilo de negócio muito famoso no mercado nos últimos anos, grande parte disso diz respeito a todo o diferencial criado em torno dele, o que facilitou tanto a vida de quem compra quanto de quem vende.

Não é novidade para ninguém que o mundo mudou por completo após a chegada do universo digital, das redes sociais e das estratégias de marketing aplicadas dentro do ambiente online, o que também inspirou a construção de um novo tipo de negócio.

Hoje, é comum fazer compras do que se precisa ou deseja pelo seu celular e de onde estiver, basta encher o carrinho do site com o que você quer, fazer o pagamento da forma que achar melhor e esperar que os produtos cheguem na sua casa ou onde quiser.

Pode parecer algo simples nos dias atuais, mas parecia algo impossível há alguns anos, e isso trouxe melhorias não apenas para o dia a dia de quem gosta de comprar, mas também na vida de quem sempre sonhou em empreender.

Assim como hoje em dia é fácil encontrar um serviço de instalação elétrica na internet, criar um negócio do zero também pode ser mais simples do que se imagina, principalmente quando se conta com novos estilos.

Foi justamente dentro deste cenário e com base nessa ideia que o e-commerce nasceu, uma forma inovadora e acessível de vender e de comprar, permitindo que ambos os lados tivessem o que desejavam.

Sendo assim, hoje iremos entender mais sobre o universo do e-commerce e, além disso, conferir algumas dicas estratégicas para te ajudar a vender mais neste início de ano dentro do seu de forma simples e eficaz.

Entenda o que é um e-commerce e como ele funciona 

Para começo de conversa, precisamos entender o que é um e-commerce e como ele funciona, pois mesmo sendo um tipo de negócio bem famoso, ainda existem muitas pessoas que não sabem sobre o que se trata.

O e-commerce nada mais é do que um negócio que foi criado, que é mantido e desenvolvido dentro de um ambiente 100% digital, e ele pode ser de qualquer segmento, desde um e-commerce de câmera de segurança externa quanto de roupas para a praia.

O diferencial do e-commerce está justamente em sua estruturação e manutenção, que é feita dentro de um ambiente totalmente online e limita seus processos a esse universo, deixando o âmbito físico de lado.

É comum que algumas pessoas acabem confundindo-o com uma loja virtual, mas enquanto a loja trabalha apenas com a venda de produtos pelo mundo online, o e-commerce trabalha com atendimento, suporte e diversos outros processos pela internet.

O e-commerce funciona como um grande catálogo digital para que você compre o que precisa, mas vai além disso, é uma plataforma onde você consegue manter contato com a marca em questão, conhecer mais sobre ela e sempre ter um suporte, quando necessário.

Assim como encontrar uma boa empresa de segurança eletrônica se tornou ainda mais simples após a chegada da internet, encontrar um e-commerce dos mais variados segmentos também se tornou mais simples do que nunca.

Hoje, são diversos os que estão no mercado e que faturam milhões por mês, entretanto, é um estilo de negócio que também possui os seus desafios e um deles é justamente vender mais no começo do ano.

5 ações estratégicas para o aumento de vendas no começo de ano

Tendo em vista esse grande desafio em torno do e-commerce, começos de anos sempre são difíceis para todos, as pessoas precisam lidar com as faturas dos cartões, com as contas do começo do ano e com os gastos das festas do fim de ano anterior.

Sendo assim, fazer com que potenciais clientes gastem mais dinheiro para comprar do seu e-commerce pode parecer algo impossível, mas com estratégias certas, isso pode acontecer e em uma quantidade surpreendente. Confira abaixo como fazer isso: 

1 - Crie uma promoção especial 

A primeira dica é criar promoções especiais para o começo do ano, sejam cupons com desconto na compra de uma lixeira com pedal de metal ou uma porcentagem de oferta em cima da compra de dois, ou mais produtos da sua marca.

Use a esfera criada em torno do começo do ano a seu favor e faça com que o potencial cliente entenda que comprar aquilo de você pode fazer com que o seu ano comece de maneira melhor e seja mais produtivo. 

2 - Publique conteúdos exclusivos 

Além disso, a produção de conteúdo da marca também não pode parar, afinal de contas, quanto mais conteúdos você gera e posta, mais chances você possui de atrair novos clientes e fazer mais vendas.

Sejam os conteúdos em formato de textos no seu blog ou até mesmo vídeos em seu perfil nas redes sociais, o importante é também usar a atmosfera do começo de ano a seu favor para publicar conteúdos que gerem desejo no seu público. 

3 - Mantenha contato com seus clientes fiéis 

Toda marca possui aqueles clientes fiéis, aqueles que sempre consomem o seu plug p2 ou o seu serviço de limpeza de pele, por isso, nada melhor do que ir atrás deles para reforçar as atividades da sua marca neste começo de ano.

Para isso, prepare um e-mail especial, ligue para esse cliente ou envie uma mensagem divertida, que faça com que ele se sinta acolhido pelo seu atendimento e tenha ainda mais curiosidade de consumir o que você tem de novo. 

4 - Reforce as formas de pagamento 

Começo de ano é sempre uma época delicada para o bolso do consumidor, mas para aqueles que amam comprar, nada melhor do que saber que conta com uma forma de pagamento acessível e facilitada.

Sendo assim, ao anunciar os seus produtos ou serviços no começo de ano, reforce suas condições de pagamento e crie algumas que sejam especiais para essa época, pois assim, você possui ainda mais chances de que mais pessoas consumam de você. 

5 - Esteja atento a concorrência 

Por último, mas longe de ser menos importante, esteja sempre atento ao que acontece na concorrência da sua marca de máquina de lavar piso ou de acessórios, pois ela pode ser a sua grande inspiração nessa época.

Ao ver que a sua concorrência está fazendo algo que gera bons resultados, tente adaptar a ideia para o seu negócio, mas se ver que ela está fazendo algo que não gera resultados, tente fazer o oposto e pensar fora da caixinha para gerar mais resultados.

Com simples dicas como essas você consegue construir materiais que chame a atenção da sua audiência e façam com que cada vez mais pessoas possam se interessar pelo que você oferece.

Benefícios desse modelo de negócio 

O e-commerce é um estilo de negócio que revolucionou o mercado e como prova viva disso, selecionamos alguns dos principais benefícios de apostar nesse modelo de negócio. Confira abaixo quais são eles: 

Menos custos 

O primeiro é a diminuição de custos, visto que você não precisa de um lugar físico para manter o seu negócio, basta sustentá-lo pelo universo digital, o que é tão em conta para o seu bolso quanto o preço de um alarme intelbras

Mais chances de vendas 

E é claro que por estar em um ambiente que conta com milhares de usuários ativos diariamente, a sua marca, quando desenvolvida como um e-commerce, possui ainda mais chances de vender mais e gerar mais faturamento para o seu bolso. 

Maior acessibilidade 

Não podemos deixar de falar sobre a acessibilidade, tanto para quem vende, que poderá divulgar seus produtos com mais rapidez, quanto para quem compra, que poderá encontrar o que precisa ou deseja em questão de segundos e com apenas alguns cliques.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do e-commerce e que servem como prova de como tal modelo de negócios pode se tornar o ideal com o passar do tempo e ocupar um espaço cada vez maior em todo o mercado. 

Tipos de e-commerce

Para finalizar este conteúdo, nada melhor do que conhecer os tipos de e-commerce que existem, podendo vender até mesmo tubulação de aço galvanizado, pois existem diversos modelos que atendem as mais diferentes necessidades e desejos. Confira abaixo quais são: 

 

  • Business to Consumer (B2C);
  • Direct to Consumer (D2C);
  • Business to Business (B2B);
  • Business to employee (B2E);
  • Consumer to Business (C2B);
  • Consumer to Consumer (C2C);
  • Consumer to Administration (C2A);
  • Business to Administration (B2A);
  • Mobile commerce (M-Commerce);
  • Social commerce (S-Commerce);
  • Facebook commerce (F-Commerce);
  • Chat commerce (C-Commerce);
  • Television commerce (T-Commerce);
  • Subscription commerce (Clube de assinaturas);
  • Infoprodutos;
  • Dropshipping. 

 

São diversos e, caso queira, pode pesquisar a fundo sobre cada um, até mesmo para se inspirar e, quem sabe, aproveitar este novo ano para começar neste ramo e ter um negócio para chamar de seu.
 

Considerações finais  

Dessa forma, você conseguirá vender mais e não apenas no começo do ano, mas durante todos os meses que virão, usando estratégicas eficazes e assertivas para alcançar o público certo e fazer muito sucesso no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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