Saber como aumentar as vendas de uma marca durante o início de ano pode ser um grande desafio para quem nunca tentou isso antes e até mesmo para aqueles que já conhecem as adversidades de tal época do ano.
O início do ano é marcado por volta de expedientes e encerramentos de fatura, o que dificulta a compra de bens e serviços devido aos gastos das festas de fim de ano.
Perante essas dificuldades, ter um planejamento adequado para o site é essencial para melhorar e aumentar as vendas, de acordo com todas as situações efetuadas nesse momento ano.
Além de ser um momento de reorganização pessoal e financeira, por outro lado, não deixa de ser algo extremamente lucrativo para as marcas, que sabem usar o momento para gerar descontos e liquidações e conseguir fechar o ano com um maior lucro de vendas.
Falamos de uma época do ano em que as pessoas não têm pena de gastar, o que é algo maravilhoso para as marcas e, hoje, iremos te ajudar a entender mais sobre como usar o natal para aumentar as suas vendas.
Antes de qualquer coisa, é válido que entendamos um pouco mais sobre a importância dessa data tão importante em todo o mundo e como ela afeta diretamente o mercado, podendo fazer toda a diferença nos resultados de uma marca.
Pois bem, vivemos em uma geração consumida pelo universo digital, onde tudo é encontrado através da internet, seja um novo balcão refrigerado expositor ou até mesmo uma bolsa de presente de natal para alguém.
Isso fez com que as pessoas tivessem uma facilidade ainda maior em comprar os presentes de natal e também os presentes para diversas outras datas comemorativas durante o ano, que estimulam a troca de presentes, como:
Datas como essas fazem com que as pessoas invistam tempo e dinheiro em algo que será especial para o destinatário, por isso, muitas marcas acabam faturando muito durante essas épocas.
Existem aqueles que acreditam que apenas marcas de produtos específicos de natal podem faturar durante tal época, entretanto, quando uma marca consegue adaptar seu produto ou serviço a essa fase do ano, qualquer marca consegue aumentar suas vendas.
Isso porque, até mesmo no natal é possível encontrar pessoas que estejam à procura de implementos agrícolas à venda ou até mesmo de um novo imóvel, e seja qual for o segmento da sua marca, ela pode faturar muito durante o natal.
Claro que não se trata de um processo fácil, mas é bem mais simples do que se imagina quando se conta com estratégias certeiras para tal. O importante é entender que o natal é uma ótima oportunidade de venda e compra, que beneficiam ambas as partes de tal ação.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância do início do ano para o mercado, chegou o momento de partir para a prática e aprender a como aumentar suas vendas durante essa época tão especial do ano. Confira:
A primeira dica é justamente saber desenvolver promoções que sejam exclusivas para essa época do ano, afinal de contas, ela só dura um dia e acontece apenas uma vez por ano, vale a pena pensar em algo diferente para ela.
Você pode investir em um cupom especial de desconto para os seus relógios de ponto ou até mesmo em condições especiais de pagamento durante o início de ano, pois assim, torna-se ainda mais fácil atrair novos clientes.
É válido sentar e conversar com seu time de marketing e de vendas para entender o que pode ser feito de exclusivo nessa época para ajudar seus clientes a consumirem mais e, com isso, também obterem melhores resultados.
Outra dica muito válida é o uso de SEO, sigla para o termo Search Engine Optimization, que pode ser caracterizado por um conjunto de estratégias que tem como objetivo aumentar a visibilidade e posicionamento do seu site nos buscadores.
Durante o natal, é normal que as pessoas pesquisem por marcas na internet para comprarem seus presentes, e pode ser em uma dessas pesquisas que ela encontra justamente o seu site e consuma de você.
Seja um kit de cordão para crachá para o novo ano ou qualquer outro tipo de produto, as estratégias de SEO merecem uma atenção especial e merecem ser aplicadas com cuidado, pois podem te entregar ótimos resultados.
Se o SEO é uma estratégia que auxilia um site a conquistar clientes sem que seja preciso gastar dinheiro para isso, também é possível atrair ainda mais clientes quando se decide investir dinheiro em campanhas de divulgação.
Dentro da internet e através das redes sociais é possível investir na criação de campanhas que atraiam clientes segmentados para o seu negócio, ou seja, aqueles que possuem mais chances de consumir de você.
Os valores estão longe de serem exorbitantes, pelo contrário, podem ser bem mais acessíveis do que se imagina e, por isso, vale a pena se organizar para investir em mídias pagas durante o natal, pois os resultados podem te surpreender.
O marketing de influência se tornou uma das melhores estratégias dos últimos tempos, mudando por completo a realidade de uma fábrica de produtos de limpeza, de uma marca de cosméticos e muitas outras no mercado.
Tal estratégia foca na contratação de influenciadores digitais que poderão divulgar sua marca, seu produto ou serviço através de seus perfis nas redes sociais e, com isso, levar diversos de seus seguidores a consumirem de você.
Sendo assim, vale a pena procurar por influenciadores digitais que estejam dentro do segmento da sua marca e usá-los a seu favor para divulgar o seu produto ou serviço durante o natal, que costuma ser uma época com grande engajamento nas redes.
Além de tudo isso, outra dica extremamente importante é saber controlar bem o tempo das suas ofertas dentro do seu site, pois isso afeta diretamente o seu número de vendas e a quantidade comprada pelos clientes.
Por isso, é válido que suas campanhas de natal começam no fim de novembro e perduram até o dia 15 de dezembro, em média, seja a venda de uma luva anticorte ou até mesmo um kit de cosméticos para o natal.
Isso porque, quanto antes você começa a sua campanha, mais chances de atrair mais clientes você possui e, vendendo até o dia 15, em média, consegue garantir que todos os clientes recebam seus produtos até o natal e não haja atrasos.
O estoque é uma parte extremamente importante de uma marca, afinal de contas, é ele que equilibra os pedidos e garante que você possua determinada quantia para atender a todos os pedidos que estão sendo feitos.
Por isso, é uma parte que precisa de muita atenção durante todo o ano, mas principalmente no natal, onde o volume de pedidos tende a ser maiores e as chances de vender mais do que possui também aumentam.
Sendo assim, esteja atento ao número de transformadores elétricos que possui em seu estoque, por exemplo, e se for preciso, faça novos pedidos com a certeza de que chegará a tempo da entrega antes do natal.
Por fim, mas longe de ser menos importante, também é válido criar uma identidade visual personalizada, que não precisa necessariamente mudar a sua original por completo, mas apenas adaptá-la a essa época.
Você pode incluir roupas, acessórios, bijuterias, perfumes, cosméticos em geral e outras compras mais em conta nesse início de ano.
São inúmeras possibilidades que, além de deixarem sua marca coerente com a época, poderão chamar a atenção de diversas pessoas que irão se encontrar pelo visual da sua marca e conhecer mais sobre o que você oferece.
Dessa maneira, você conseguirá fazer do início de ano um momento mágico para a sua marca, seus funcionários e seus clientes, gerando mais lucro e experiência especiais para todos nessa época tão importante e linda do ano.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.