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Cookies de terceiros: Por que o Google pretende desativá-los?

Cadastrado: 08/11/2022 - 17:11
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Visando alcançar os benefícios disponíveis no mercado digital, cada vez mais é comum para uma empresa dar atenção à criação de um site, de forma a estabelecer um melhor contato com seu público, e a gestão de plataforma deve contar com
cookies.

Tudo a criar um novo tipo de responsabilidade para quem gerencia um negócio, onde além do seu empenho em desenvolver o melhor tipo de produto ou serviço, também é necessário criar projetos visando a melhor relação a ser criado junto de suas audiências nas redes.

E é a partir dessa situação que o desenvolvimento de um site, blog ou até mesmo a criação de diferentes perfis nas principais redes sociais se mostra como uma aplicação de grande valor para que uma marca consiga se conectar profundamente com seu público na internet.

Isso além de muitas outras ações necessárias para garantir com que um negócio no campo digital possa ter acesso ao melhor desempenho possível dentro do meio virtual, sendo preciso para uma loja do meio saber como adotar um sistema de entregas e commerce.

Pois de nada adianta para uma empresa simplesmente abrir uma variação sua na internet se não existe um empenho em adaptá-la para esse ambiente. Ainda mais diante da alta competição que vem se mostrando cada vez mais presente junto dos canais digitais.

Sendo essa a causa para que qualquer tipo de pesquisa nos serviços de busca leve o usuário a um número amplo e crescente de resultados, aumentando as oportunidades para esse usuário, assim como amplifica os desafios de quem gerencia um negócio nas redes.

Frente a isso, é necessário administrar da melhor forma possível tal plataforma digital, tendo atenção à configuração de servidor, necessária para manter esse site funcionando 24 horas por dia, além de outras configurações que resultem em um melhor desempenho.

E quando se fala em garantir uma performance de destaque na internet, é importante analisar com atenção o comportamento e os interesses do seu público, facilitando assim a forma com que um negócio possa melhor responder às expectativas de tal audiência.

Cenário esse que nos leva à importância de discutir mais a fundo algumas aplicações que são possíveis na internet, como é o caso dos chamados cookies, ferramentas comuns de circularem por toda a rede, o que inclui a leitura atual deste texto na internet.

Qual a função de um cookie?

Mesmo não se tratando do tipo de biscoito que recebe bastante interesse pelas crianças, os cookies digitais são pacotes de informações que também merecem a devida atenção por quem trabalha dentro do ramo digital diante da sua importância no meio.

Isso porque os cookies podem ser definidos como um conjunto de dados que pode ser reunido através das aplicações de um programa específico a ser usado na internet, permitindo ao gestor de uma plataforma conhecer melhor sobre o seu público nas redes.

Isso quer dizer, tratam-se de programas que atuam com o objetivo de analisar e estruturar o perfil de uma audiência digital, permitindo com que esse site em questão possa ser melhor desenvolvido, além de outras ações que sejam positivas para o seu público na rede.

Isso porque os cookies são capazes de registrar uma série de informações sobre os usuários, entre elas:

  • Comportamento;
  • Hábitos nas redes;
  • Interesse;
  • Histórico de navegação;
  • Pesquisas feitas anteriormente;
  • Endereço de IP.

Tudo isso e muitos outros dados que podem ser acessados por um cookie em particular, dependendo apenas da sua configuração, de acordo com os objetivos de quem gerencia um site de forma particular.

Até porque os cookies podem ser instalados no dispositivo de um usuário sempre que ele acessa diferentes sites, tal como um a ser mantido por uma empresa da indústria, que trabalha com o serviço de manutenção preventiva de disjuntores e outras funções.

O mesmo para as mais variadas modalidades digitais, como um site de jogos ou de compras, com todos esses cookies facilitando a percepção a ser feita em cima de um público, permitindo a uma empresa na rede conectar-se melhor ao seu público.

Mas além dos cookies em si existe outra modalidade a ser vista com atenção, sendo o caso dos chamados “cookies de terceiros”.

Como agem os cookies de terceiros?

Conhecidos também como third-party cookies, essa modalidade do programa de coleta de dados é usada não apenas pelo provedor de um site ao público, mas também por empresas terceiras, com foco no ramo da publicidade, para criar uma experiência única.

Para entender melhor esse uso, é possível citar uma situação na qual um usuário pesquisa por algo específico na rede, como uma busca por mais informações sobre empresas que trabalham com o serviço de monitoramento ambiental, por exemplo.

Após realizar esse tipo de pesquisa, é comum ao usuário ser impactado por diferentes anúncios sobre tal serviço em particular, independentemente de qual seja o site ao qual tal usuário esteja acessando no momento, com o mesmo sendo válido para suas redes sociais.

Essa possibilidade é garantida graças às ações dos cookies terceiros, sendo assim aplicações de grande validade para o meio comercial, já que facilitam o contato a ser estabelecido entre uma empresa e os seus possíveis clientes disponíveis na internet.

Cookies esses que acabam interferindo então na navegação que é apresentada a um usuário, o fazendo ser constantemente impactado pelos anúncios de um serviço de assistência técnica chiller ou qualquer tipo de busca previamente feita por alguém.

Apesar da clara utilidade desse tipo de aplicação na internet, nos últimos anos teve início uma discussão mais aprofundada sobre a utilização desses programas, já que eles impactam diretamente na privacidade de um usuário enquanto ele navega nas redes.

Como resposta a isso, as empresas se viram na posição de repensar o uso dos cookies, sendo preciso saber como lidar com todas as novas configurações presentes na internet, o que inclui a própria percepção do Google em cima de tal tipo de aplicação.

Como o Google lida com os cookies hoje?

Se durante anos os cookies faziam parte da base de qualquer tipo de site, de forma a garantir uma navegação customizada ao mesmo tempo que trazia mais informações para as empresas, atualmente esse tipo de aplicação passou a ser revista.

Em primeiro lugar pelas leis de proteção na internet, como é o caso da LGPD no Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados, um conceito a ser estudado por uma empresa de criação de softwares, além de outros empreendimentos presentes no campo digital.

Esse conjunto de normas foi desenvolvido para garantir a melhor proteção dos usuários, o que envolve também a questão da sua privacidade, o que impacta diretamente o uso dos cookies.

Esse inclusive é o motivo pelo qual aparece hoje uma caixa de permissão sempre que um usuário acessa um site diferente, de forma a solicitar o acesso às informações de valor sobre esse indivíduo em questão.

Respondendo a esse tipo de situação é que o Google resolveu dar um ponto final na utilização dos cookies terceiros, estabelecendo para 2024 o fim do uso desse tipo de aplicação em seu navegador, o Google Chrome.

Isso porque, diferente dos cookies comuns, muitas vezes necessários para o funcionamento de um site, o que inclui a permissão para o uso e manutenção de senhas e cadastros, os cookies terceiros são vistos de forma mais invasiva, desafiando a privacidade do usuário.

Diante dessa realidade, qualquer empresa que possua um endereço na internet deve saber como melhor responder ao fim dessa aplicação na internet, pois assim como uma controladoria empresarial é valorizada, a gestão virtual do negócio também é essencial.

Como se preparar para o fim dos cookies terceiros?

Com o já anunciado término de utilização dessas aplicações, cabe a quem gerencia um site estar atento a formas diferenciadas para responder a esse tipo de programa, recorrendo, por exemplo, ao uso de conteúdos de maior interatividade.

Ou seja, aplicações que exijam do usuário informações particulares para se ter acesso a diferentes funções, como a necessidade de fornecer o seu endereço de e-mail para baixar um e-book ou conteúdo diverso, abrindo um novo contato por meio do e-mail marketing.

Outra ferramenta a ser atenção são as de utilidade digital que funcionam a partir de um perfil a ser criado em cima de um grupo de usuários, facilitando o compartilhamento de um anúncio de empresas específicas para uma seleção especial de usuários.

Tudo isso sem acessar os dados individuais de quem navega na internet, mantendo assim a sua privacidade na rede. Ação que garante a proteção em cima dos seus dados, da mesma forma em que um registro de invenção certifica o domínio de alguém por uma criação.

O mais importante é desenvolver a melhor forma possível de se trabalhar na internet, de forma a melhor responder ao uso dos cookies, além de se preparar para o término de aplicação dos cookies terceiros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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