É difícil encontrar um gamer que não queira desfrutar de toda a potência de um PC gamer, não é? Porém, um empecilho para muitos jogadores pode ser o alto investimento necessário para desfrutar de uma máquina poderosa. Será que não é possível ter uma boa experiência com jogos mesmo com um orçamento mais limitado? A boa notícia é que, sim, é possível.
Em alguns casos, você pode aproveitar um cupom promocional KaBuM para comprar equipamentos acessíveis por um preço ainda mais em conta. Em outros, pequenas mudanças na configuração do PC são suficientes para obter melhor performance. Curioso sobre o que você pode fazer? Abaixo, conheça algumas medidas capazes de otimizar esse desempenho sem precisar gastar muito.
Uma das maneiras de melhorar o desempenho sem fazer grandes investimentos é adicionar memória RAM, um componente importante quando o assunto é performance. Para quem quer jogar, o ideal é que a máquina tenha pelo menos 8GB de RAM, de modo que, se o seu PC tiver menos, você pode considerar adicionar. Lembre-se apenas de checar a compatibilidade entre a memória RAM escolhida e a placa-mãe, dando preferência para uma que tenha frequência alta.
Aprimorar o desempenho sem gastar nada é possível se você se preocupar em ter a sua placa de vídeo sempre atualizada com os drivers mais recentes. Em um PC gamer, essa atualização é ainda mais essencial para não prejudicar a performance, já que uma placa desatualizada piora o desempenho do computador.
Inclusive, tanto a Nvidia quanto a AMD oferecem aplicativos próprios para gerenciar os drivers da placa de vídeo, notificar quando houver atualizações e otimizar as configurações do PC. Essas recomendações são feitas com base na quantidade de dados coletados pelos mais diversos tipos de configurações de hardware, algo que ajuda a otimizar tanto ao jogar novos games quanto aqueles mais antigos.
À medida que você utiliza o PC, é natural instalar aplicativos. Porém, boa parte deles têm processos e tarefas que são executados em segundo plano — mesmo que o programa nem esteja sendo executando. Assim, essas tarefas em segundo plano acabam consumindo recursos consideráveis do sistema sem que o usuário sequer tenha ideia disso.
Para que isso não te atrapalhe durante a jogatina, procure fechar todos os aplicativos abertos, como programas do MS Office, navegadores ou outros aplicativos. Também é válido começar a jogar após uma reinicialização do PC, com ele estando “fresco” para jogar, já que o processo redefinirá o sistema para a configuração de inicialização.
Verifique como colocar o seu PC no “Modo de Jogo” ou “Modo Economia de Energia”. Essa simples mudança é capaz de tirar mais do processador, uma vez que isso adapta o consumo de energia, colocando em segundo plano tudo aquilo que você não utiliza na hora da partida.
O armazenamento do PC pode ser feito tanto com um disco rígido (HD) quanto com o uso de um SSD, um tipo de armazenamento mais rápido. Com ele, é possível melhorar significativamente o tempo de inicialização do PC, assim como o tempo de carregamento de jogos. Substituir essa memória — ou adicionar o SSD para ter mais espaço de armazenamento — ajuda a melhorar o desempenho geral da máquina.
Já ouviu falar em overclocking? Essa é uma técnica utilizada para melhorar a velocidade da placa de vídeo e do processador do seu PC, indo além do que elas foram projetadas para funcionar. Apesar desse aumento de velocidade turbinar a sua máquina, isso deve ser feito com cuidado, uma vez que há risco de danificar os hardwares. Pesquise bem sobre o assunto para entender a fundo as etapas antes de dar início ao procedimento.