A evolução constante da tecnologia e a expansão da internet permite que o e-commerce se mostre cada vez mais importante no mundo moderno.
O e-commerce permite que as empresas levem as vitrines para a internet, possibilitando que pequenos comércios a grandes corporações tenham um público maior, com menos limitações.
Com menos limitação do que pode ser comprado, com diferentes locais disponíveis para compra e a maioria dos países com acesso à internet, o e-commerce é um fator determinante para o comércio.
No Brasil, o e-commerce é uma parte ainda mais importante, por facilitar o alcance de pequenos negócios a novos públicos de forma acessível, expandindo para além das limitações geográficas.
Além disso, o e-commerce atinge diversos setores produtivos, transformando a distribuição e compra de produtos e serviços voltados aos mais diversos tipos de consumidores.
A possibilidade de ofertar uma ampla gama de produtos e serviços permite que mais pessoas tenham acesso a bens de consumo e serviços que não teriam meios de acessar pessoalmente
Isso afeta e transforma todo o comércio global, com particular atenção a nichos e negócios voltados ao setor B2B (Business To Business), ou seja, entre empresas.
O comércio eletrônico, ou e-commerce, é essencialmente um novo tipo de loja, no qual ao invés de utilizar prédios, ou terrenos, as lojas são disponibilizadas online e estão acessíveis via internet.
As pessoas podem acessar a internet e ver o que querem e comprar, sem ter que esperar por um pedido.
Os consumidores podem, por exemplo, buscar por aluguel tendas para eventos para a construção de um imóvel, e encontrar uma diversidade de fornecedores, com preços variados e atendimento personalizado.
Tanto em território nacional, quanto no comércio global, o e-commerce permite que empresas possam vender produtos e serviços online, a partir de diferentes ferramentas, como:
Dessa maneira, o e-commerce é um negócio que ocorre principalmente online.
Com isso, em vez de ir a uma loja física, o comprador pode acessar a internet para encontrar o que deseja e comprá-lo diretamente de uma marca ou empresa.
As empresas de e-commerce devem ser formatadas em modelos de sites simples de navegar, tornando-as acessíveis, mesmo para pessoas com diferentes necessidades e conhecimentos.
Algumas empresas de e-commerce também possuem aplicativos móveis, o que facilita ainda mais a compra de um compressor parafuso manutenção em movimento, possibilitando um procedimento muito mais rápido e simples.
O e-commerce tem sido um grande movimento catalisador para o comércio global, pois permite que produtos de todo o mundo sejam vendidos até mesmo nos locais mais rurais.
Com as empresas podendo enviar para todo o mundo através da internet, e com o frete ficando mais simples e menos oneroso, com uma variedade maior de opções de remessa internacional, fica muito fácil obter produtos qualificados - o que também amplia a oferta de itens aos clientes.
Com os tantos produtos e serviços podendo ser adquirido de forma online, mais pessoas podem acessar até mesmo empresa de projetos elétricos que não seriam capazes antes da internet.
Isso é mais prevalente com itens de nicho ou especialidade que são encontrados principalmente online, pois as lojas físicas só podem vender grandes marcas e itens populares - em oposição a itens especializados e marcas que vendem apenas para pequenos subconjuntos da população.
Dessa forma, o e-commerce vem revolucionando todo o mercado consumidor em uma escala global, com uma transformação que pode ser percebida a partir de um processo lento e pessoal de compra online, sendo mais rápido e eficiente.
Afinal, ao invés de percorrer uma longa distância até a loja mais próxima para comprar um determinado produto, as pessoas agora podem ficar em casa e pedir o que desejam sem demandar tanto tempo.
Com o crescimento do e-commerce, as pessoas podem comprar de todo o mundo, e não apenas do que está disponível perto delas.
Isso contribuiu para um crescimento massivo das lojas online, com milhões de opções de todos os cantos do mundo.
As vendas B2B foram muito afetadas pelo e-commerce devido à facilidade de acesso em todo o mundo.
Antes, as lojas B2B precisavam ter os produtos disponíveis para as empresas com as quais se relacionavam, mas agora podem enviar diretamente para os clientes sem passar pelo incômodo de montar um depósito.
Isso facilita muito a venda de produtos para diferentes empresas em todo o mundo, com menos tempo de viagem e acesso mais fácil às etiquetas de remessa.
O e-commerce tem um grande efeito sobre negócios B2B, pois tornou muito mais fácil comprar itens a granel, como loja de ferramentas automotivas, de todo o mundo.
Isso fez com que as empresas B2B tivessem a capacidade de adquirir produtos e materiais em quantidades maiores e usá-los para fins comerciais próprios ou para revenda.
Com tantas opções na internet, as empresas B2B têm a vantagem e a capacidade de serem competitivas no mercado em que atuam devido à grande quantidade de opções que possuem para obtenção de suprimentos.
Sendo assim, o e-commerce se mostra uma parte vital para a cena B2B.
Com as pessoas tendo os meios para vender facilmente um produto para qualquer pessoa no mundo, as empresas conseguem obter lucro com mais facilidade.
Embora isso não tenha facilitado as empresas, mudou a forma como o processo funciona.
Em vez de vender apenas para alguns poucos, ou mesmo apenas para as lojas mais próximas, uma empresa de comprar aparelho de depilação a laser profissional pode alcançar centenas de oportunidades com facilidade.
Isso levou a uma maior demanda por produtos e, consequentemente, levou a uma maior concorrência no mercado.
As empresas podem lucrar muito mais com o e-commerce se fizerem mais uso do que está disponível para elas.
Uma dessas maneiras é criar um site próprio para os negócios, em vez de apenas ter uma pequena em marketplaces ou em outra plataforma online.
Isso permite a redução de taxas cobradas por marketplaces, ampliando a oferta de descontos e vendas diretas aos clientes.
Isso também proporciona mais potencial para as próprias campanhas de marketing em um site próprio, o que contribui para alcançar novos clientes.
Assim, vale seguir 5 dicas que podem ser empregadas quando o assunto é e-commerce.
1.Esteja presente nas redes sociais
Certifique-se de estar ativo nas redes sociais, pois existem muitos negócios B2B que utilizam essas plataformas de maneira eficaz.
2.Ofereça variedade na forma de pagamento
Ofereça variados meios de pagamento, incluindo digital e criptomoeda, mesmo que seja a negociação de um serviço de calibração de equipamentos laboratoriais de um laboratorio particular, por exemplo.
Sobre esse segundo recurso de pagamento, é preciso de estudos sólidos, pois ainda não é amplamente aceito.
3. Facilite a compra em larga escala
Facilite para os clientes a compra do produto em grandes quantidades, ou mesmo maiores, com apenas alguns cliques.
4. Negocie os preços
Deixe claro que sua empresa está aberta para negociar preços, afinal, a solicitação de descontos ou a oferta de vantagens é um agregador de clientes em potencial.
5. Ofereça produtos personalizados
Permita que o cliente personalize uma distribuidora de fios e cabos elétricos o máximo possível, pois quanto mais personalizações uma empresa puder oferecer, melhor é para a experiência, conversão e fidelização de clientes - potenciais e ativos.
Os benefícios do e-commerce para o setor B2B incluem comunicação mais fácil com os clientes, assim como acesso a uma base de consumidores mais ampla.
A tecnologia proposta pelo e-commerce amplia o acesso a recursos baseados em informações, permitindo a criação de campanhas de marketing sólidas e direcionadas ao público-alvo.
Da mesma forma, o e-commerce permite um conhecimento mais aprofundado sobre os clientes, sendo que as vendas online permitem às empresas acompanhar as ações e compras de cada consumidor no site e-commerce, permitindo atender melhor às necessidades e desejos.
Sob um aspecto mais amplo, os benefícios do e-commerce também incluem a facilidade de iniciar o negócio.
Em vez de comprar uma vitrine cara e anunciar os negócios fisicamente, uma pequena empresa pode começar com pequenos itens em lojas online, perfis em plataformas de rede social e uma presença online constante.
Com uma boa quantidade de clientes, as empresas de vitrine expositora podem aumentar gradualmente os negócios para incluir mais aspectos físicos.
O e-commerce, quando usado corretamente e com a devida paciência, é uma ferramenta fantástica para uma pequena empresa, permitindo a concretização de uma base sólida para uma empresa em escala global.
O e-commerce é uma ferramenta extremamente útil para mudar a maneira como se trata o comércio global.
Com ele, as empresas têm muito mais facilidade em vender produtos individuais para milhões de pessoas em todo o mundo, em vez de apenas para cidades ou regiões limitadas geograficamente.
Por fim, o e-commerce transformou o comércio global para uma escala menor, e mais fácil para as pessoas acessarem bens de consumo que antes estavam disponíveis para uma pequena parte da população.
Embora o e-commerce não possa substituir totalmente as lojas físicas, ele cria um cenário muito mais acessível para empresas em todos os lugares.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.