Nos dias de hoje ter uma presença online é uma necessidade para qualquer negócio, mas, por mais que a internet possa ajudar uma marca, ela também pode causar sérios danos. Por isso o clipping é essencial para proteger a reputação da sua empresa e gerenciar a imagem da sua marca.
O clipping, também chamado de “recorte de relações públicas”, é um método de análise da eficácia das atividades de relações públicas. Como o nome sugere, consiste em coletar menções na mídia (ou “clipes”) sobre sua marca.
Você pode usar esse método para determinar quantas vezes sua marca de projetos ambientais foi mencionada na mídia impressa, transmitida ou on-line. Mais importante ainda, você pode obter recortes em tempo real e compartilhá-los à medida que aparecem.
Além disso, elas podem mapear as avaliações negativas e informações falsas podem causar uma crise de reputação, de modo a contornar as crises de imagem.
O clipping ainda pode ser reutilizado para seus próprios fins de marketing. O uso de ótimos recortes em seu site e canais de mídia social pode criar um burburinho e aumentar sua credibilidade.
A prática clipping é essencial para estratégias de relações públicas e campanhas de marketing, pois permite que as empresas de serviço de calibração, por exemplo, avaliem seus esforços, meçam resultados e determinem a eficácia geral.
Além disso, o recorte de relações públicas pode ser usado para acompanhar a presença, visibilidade e reputação online de uma organização.
O recorte de relações públicas ajuda você como empresa das seguintes maneiras:
Pelo exposto, você pode ver que o clipping de relações públicas não é apenas útil para as entidades demonstrarem seu valor para os clientes, mas também para que as próprias empresas possam monitorar sua imagem.
O recorte de relações públicas reúne dados de várias fontes online e os apresenta a você em um só lugar. Consequentemente, você pode acompanhar todas as menções da sua marca e sempre saber o que está acontecendo para reagir rapidamente.
O clipping de relações públicas permitirá que você saiba o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa de conexões hidráulicas, por exemplo. Ao fazer isso, você poderá entender melhor os pensamentos e as necessidades de seus clientes.
Ao rastrear recortes de relações públicas, você pode responder prontamente a discussões, revisões ou consultas. Isso demonstra lealdade e confiança indiretamente também.
O uso do clipping torna muito mais fácil identificar quaisquer menções negativas e reagir rapidamente para evitar que ocorra uma crise mais significativa.
Usando o recorte de relações públicas você pode coletar dados de toda a web para tomar melhores decisões futuras com base nesses insights.
A partir das informações e análises coletadas você poderá ampliar os seus negócios ou buscar os melhores parceiros.
A análise de recortes de relações públicas pode ajudá-lo a identificar lacunas para mudanças e melhorar suas estratégias de comunicação de sua consultoria de TI para pequenas empresas.
O clipping não faz sentido quando você o faz manualmente, especialmente online.
Levaria muito tempo e seria interminável, já que novas menções apareciam o tempo todo. Além dos resultados da pesquisa, também existem muitas plataformas de mídia social que você precisaria verificar.
Esta é uma tarefa assustadora, então você ficará feliz em saber que pode automatizá-la sem muito esforço. Por isso é importante ter um controlador de acesso.
Ao colocar o clipping em sua estratégia, deve examinar mais de perto um serviço dedicado que detecta automaticamente quaisquer menções e as rastreia em tempo real por meio de uma ferramenta de monitoramento de mídia.
Encontrar uma ferramenta que possa ajudá-lo nesta questão deve ser o seu primeiro passo. Não vale a pena investir seu tempo e dinheiro em um aplicativo que é muito complexo para dominar rapidamente e tem uma interface tão complicada que você provavelmente precisaria ser um programador para usá-lo.
Ainda, essa ferramenta pode apresentar:
Ajuda muito quando a ferramenta fornece um recurso para detectar automaticamente o sentimento das menções. Usando esta opção, você pode ver se as menções são positivas, neutras ou negativas, permitindo que você as gerencie com mais eficiência em um período de tempo menor.
Você também deve ter a capacidade de receber notificações em tempo real quando algo acontecer, para que, se alguém mencionar sua marca negativamente, você seja notificado instantaneamente e possa agir.
Uma boa ferramenta de monitoramento deve oferecer relatórios prontos que você possa gerar com alguns cliques e fornecer todos os dados relevantes de sua busca, como “divisora de massa”.
Idealmente, você deve poder ajustá-las para melhor atender às suas necessidades e baixá-los em formatos populares.
Ao escolher uma ferramenta de monitoramento que gostaria de usar, você precisará configurar a primeira palavra-chave (ou lista de palavras-chave) que a ferramenta irá rastrear para você.
No início, você deve inserir as palavras-chave que deseja monitorar.
As palavras-chave podem estar relacionadas ao nome da sua empresa, seus concorrentes, seu setor, um produto que você oferece ou uma campanha publicitária que você está executando no momento.
Assim, caso tenha uma fábrica de moldes, você pode configurar a busca para “Chapa aço perfurada preço”, por exemplo.
Todas as menções de suas palavras-chave serão coletadas automaticamente pela ferramenta. A única coisa que você precisa fazer é visitar a ferramenta regularmente e navegar pelos resultados.
Algumas ferramentas permitem você filtrar os resultados por idioma, local, sentimento, autor ou pontuação de influência.
A última métrica é especialmente útil no recorte de relações públicas, pois você pode visualizar as menções que são especialmente significativas e nas quais vale a pena se concentrar em primeiro lugar.
Além disso, você pode selecionar apenas as fontes de mídia social que deseja monitorar.
Algumas ferramentas de monitoramento de mídia permitem que você receba notificações em tempo real assim que algo acontecer. É especialmente útil quando você deseja reagir rapidamente.
Você pode receber notificações por e-mail, aplicativo móvel e redes sociais. Há também opção para criar alertas personalizados.
A etapa final do recorte de relações públicas é criar um relatório que o ajude a analisar todas as menções. Embora essa etapa não seja obrigatória, ela ajudará você a entender melhor seu desempenho e agilizar seu trabalho. Os dados são apresentados em gráficos, o que permite tomar decisões mais informadas.
Opte por ferramentas que forneçam relatórios abrangentes, que podem ser básicos ou avançados, ou você também pode optar por gerar uma análise competitiva.
Conforme discutido acima, as ferramentas de monitoramento de mídia fornecem os melhores resultados quando se trata de recorte de relações públicas.
Além disso, ferramentas dedicadas como essas oferecem muito mais benefícios do que outras soluções, pois são projetadas especificamente para essa finalidade.
No entanto, existem outras soluções que você pode escolher. Mas, claro, escolher o que é adequado para você depende do que você precisa, então vamos mostrar algumas alternativas também.
Os serviços de clipping podem ser acessados através de sites de busca. Em geral, são ferramentas gratuitas que permitem fazer pesquisas básicas, como coleta de solo.
Por isso, adicione palavras-chave e filtre os resultados. No entanto, tenha em mente que elas podem oferecer rastreamento limitado de palavras-chave e não fornece recursos complexos.
Você também pode realizar uma pesquisa rápida nas notícias. Isso fornecerá a cobertura recente da mídia de sua marca. Ainda assim, é importante notar que algumas ferramentas disponíveis podem identificar menções apenas de sites listados em buscas.
O recorte de relações públicas e o monitoramento de mídia devem ser parte integrante do processo de tomada de decisão para avaliar a eficácia dos esforços de marketing de sua marca.
A maior parte dos compradores de varejo realizam pesquisas online antes de fazer uma compra. Mesmo um único comentário negativo pode impedir um cliente em potencial de agir.
Certifique-se de usar uma ferramenta de clipping e continue monitorando as menções online para não perder nada que possa ter um impacto importante na reputação da sua marca.
Para monitorar o sucesso de uma campanha de qualquer um de seus clientes, as agências de relações públicas precisam demonstrar uma cobertura de mídia positiva não remunerada.
Ele define seus esforços para os clientes existentes e contribui para um pitch eficaz para os clientes potenciais. Saiba como rastrear campanhas para agências de marketing e relações públicas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.